Educação Especial na Perspectiva da Inclusão do Deficiente Intelectual

 

 

OBJETIVOS:

Capacitar o profissional para:

-   Desempenhar as funções específicas de promoção da habilitação da pessoa com deficiência e desenvolvimento nas perspectivas educacional e profissional, com base nos conhecimentos científicos.

-   Desenvolver habilidades em orientação familiar e produção de recursos pedagógicos, elaboração de projetos de intervenção e manipulação de equipamentos, sistemas de informação e indicadores de qualidade específicos para a pessoa com deficiência intelectual.

 

 

 

 

 

PÚBLICO-ALVO

Professores, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais e Psicólogos.

 
DISCIPLINAS:

 

 

Tronco Comum de Formação Básica

 

- A Psicodinâmica das Relações Familiares no Desenvolvimento e Educação de Pessoas com Necessidades Especiais;

- Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais;

- Didática e Metodologia do Ensino Superior;

- Dimensões do Envelhecimento;

- Gestão da Sala de Aula;

- Metodologia do Trabalho Científico I, II e III;

-Políticas Educacionais Inclusivas para os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais;

- Sociologia da Deficiência.

 

Parte Diversificada

 

-Adaptações Curriculares Necessárias ao Trabalho com a Deficiência Intelectual;

-Aprendizagem e Desenvolvimento: Especificidades das Pessoas com Deficiência Intelectual (DI);

-Atendimento Educacional Especializado do Aluno com Deficiência Intelectual;

- Comunicação Suplementar e Alternativa;

- Educação Musical no Atendimento Educacional Especializado;

- Educação para o Trabalho;

- Ensino e Aprendizagem por Meio do Currículo Funcional Natural;

- Estágio Prático Supervisionado;

-Instrumentos de Avaliação Diagnóstica em Deficiência Intelectual;

- Intervenção e o Trabalho Pedagógico com o Aluno que Apresenta Deficiência   Intelectual na Escola Comum;

- Neurociência e suas Implicações no Desenvolvimento Intelectual;

- Sexualidade e Escola;

-Tecnologias da Informação e Comunicação no Atendimento Educacional Especializado;

- Transtornos Mentais da Infância no Contexto da Educação Inclusiva.

 

 

 

CARGA HORÁRIA

A carga horária total do curso é de 636h sendo 536h direcionadas a aulas teóricas e 100h direcionadas ao estágio prático supervisionado, segue em conformidade com a Resolução 01/2007 do Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior/MEC e também a Deliberação CEE 112/2012 de 03 de março de 2012.

 

HORÁRIO DE AULAS

Os encontros acontecerão duas ou três vezes ao mês, às Sextas-feiras das 19:30h às 23h e Sábados das 8 h às 18h, com uma hora e meia de intervalo para almoço.

Duração: 12 meses
 
 

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