Enfermagem - Formação Didático-Pedagógica em Enfermagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS:

Possibilitar ao enfermeiro: 
 
Exercer a prática docente no ensino profissionalizante de enfermagem, considerando as atividades teóricas e práticas nos diferentes cenários de aprendizagem; 

Fazer uma reflexão crítica sobre o processo pedagógico na formação de auxiliares e técnicos de enfermagem, facilitando a instrumentalização das competências técnica, política, ética e comportamental no processo ensino-aprendizagem; 

Conhecer e discutir as legislações vigentes para a prática docente no ensino profissionalizante em enfermagem no Brasil; 

Compreender a política, a organização, a gestão e o financiamento dos sistemas de saúde e educação, comprometendo-se com a busca de respostas aos desafios que se apresentam para garantir uma formação básica e profissional em enfermagem e uma assistência à saúde de qualidade; 

Utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem em uma abordagem formativa e somativa, valorizando o processo de auto-avaliação; 

Tomar decisões na prática docente em enfermagem, envolvendo planejamento, avaliação e trabalho em equipe; 

Participar da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto político pedagógico do curso de educação profissional em enfermagem; 

Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas que promovam a aprendizagem significativa dos alunos através de metodologias ativas;

Conhecer e utilizar adequadamente recursos da tecnologia da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem e na prática assistencial; 
 
 
 
PÚBLICO-ALVO
 
Profissionais de enfermagem.
 
PROGRAMA DO CURSO

Bases Filosóficas e Sociológicas da Educação

 Políticas Públicas e Sociais em Educação no Brasil


Psicologia da Aprendizagem e Pratica de Ensino


O Projeto Político Pedagógico e a Construção do Currículo


Atividades Práticas no Exercício Profissional da Enfermagem - Teoria e Pratica


Metodologia da Pesquisa Científica


Legislação do Ensino Profissionalizante em Enfermagem


Barreiras do Processo Educacional


Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem


Financiamento da Saúde e da Educação no Brasil


Ética na Educação em Saúde


Didática e Metodologia do Ensino de Enfermagem


Comunicação como Fator de Aprendizagem


Avaliação e Processos de Aprendizagem


Tecnologia Aplicada à Educação de Enfermagem


Trabalho de Conclusão de Curso


 
Carga Horária: Carga Horária: A carga horária total do curso é de 660 h/a de conformidade com a Resolução 01/2007 e 02/1997 do Conselho Estadual e Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior, sendo 360 horas de aulas teóricas e 300 horas de atividades práticas.
 
Duração: 12 meses
 
Horário de Aula: Sábados, duas à três vezes por mês, das 8 h às 18h, com uma hora e meia de intervalo para almoço.
 
 

 

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